Como dar manutenção nos implantes (prótese total sobre implantes)
As pessoas não perguntam muito isso na primeira consulta. E se o Dentista não fala....Depois de um tempo de uso, começam os problemas... então como dar manutenção nos implantes?
Com isso, não é raro, receber no consultório, pessoas que usam a prótese protocolo, com sérios problemas na prótese protocolo por falta de higiene correta. Mas antes de falar da manutenção de prótese, você sabe o que é a prótese protocolo não?
Eu explico.
É uma prótese total fixada somente por implantes. E é completa, isto é, para todos os dentes. Veja na imagem abaixo:
Vemos aqui a prótese protocolo prestes a ser instalada em boca. Os anéis metálicos que você vê na parte superior da prótese são aparafusados sobre uma plataforma chamada pilar protético. Este, por sua vez é preso diretamente sobre o implante. E o parafuso que une o anel ao pilar protético são estes que você também pode ver na imagem. No caso acima, são 6 micro-parafusos, os quais são inseridos dentro dos cilindros da prótese para fixá-la ao mini-pilar.
Abaixo veja como é o mini-pilar numa imagem bem ampliada:
Esse componente protético é responsável pela união da prótese protocolo ao implante. Antigamente, as próteses protocolos eram feitas sem esse "intermediário" e com isso surgiram vários problemas, abreviando bastante a vida útil do implante e da prótese.
Por isso verifique, com seu implantodontista se ele incluiu no planejamento, os mini-pilares. Isso impacta diretamente sobre o valor do trabalho, pois esses componentes são onerosos, mas são fundamentais se você quer longevidade para o seu tratamento.
E como ele fica preso ao implante? Veja abaixo:
A estrutura da prótese protocolo fica firmemente assentada sobre o mini-pilar. São vários colocados lado a lado, conforme o número de implantes inseridos no osso maxilar.
E entre a prótese e a gengiva natural pode ficar um pequeno espaço que pode ser usado para higienizar a prótese.
Como vemos na imagem abaixo:
Por vezes o espaço para higiene pode ficar apertado à pedido do paciente, pois as pessoas costumam pedir o seu fechamento para não ficar com a sensação que irá aparecer no sorriso forçado.
Mas na prática clínica diária temos insistido para preservar o espaço, a fim de facilitar a passagem do jato de água do higienizador portátil e também do fio dental.
A maneira como temos encontrado para deixar as pessoas tranquilas quanto à estética da prótese para que nunca apareça o espaço para higiene e trabalhar com tomadas fotográficas.
Várias fotografias são feitas em estúdio fotográfico montado no consultório em várias posições de sorriso e em vários ângulos. Esses fotos são enviadas ao laboratório para que o técnico possa ter uma noção da posição de lábio a fim de posicionar corretamente a gengiva artificial e esconder o espaço de higiene.
"E ENTÃO DOUTOR, COMO É QUE FICA A LIMPEZA DA PRÓTESE?"
Na nossa última consulta, que é a entrega do trabalho concluído, temos muitos momentos de alegria e descontração. Fazemos também muitas fotos de encerramento e apresentamos as fotos do início do tratamento. Não é incomum ver as pessoas com lágrimas nos olhos de ver como era e como ficou. O SEMBLANTE SIMPLESMENTE MUDA. E nesse dia falamos também dos cuidados com a higiene. Damos uma aula sobre isso e ensinamos a ,o fio dental com passa fio ou um fio dental especial chamado comercialmente de "superfloss", veja abaixo:
Não fazemos propaganda da marca, mas como temos facilidade de acesso a todos, não vejo problemas em recomendar o uso, já que o benefício é imenso.
A forma de usar está muito bem explicada em um vídeo e para assistir clique na imagem ao lado ou abaixo
Temos ainda uma outra forma de higienização que temos incentivado. Acontece em muitos casos uma certa dificuldade em usar o fio dental em baixo da prótese, então há ainda uma outra forma e é com o auxílio de um aparelho portátil de jato de água. É um higienizador que funciona com água. Existem alguns fabricantes no mercado, porém eu poderia recomendar 2 deles, os quais podem ser encontrados mais facilmente no mercado brasileiro.
São eles:
Waterpick
Oral Jet
JETPIK
Tais aparelhos, cumprem bem a função de higienizar a superfície da gengiva sob a prótese em função do jato de água que é lançado com relativa força.
OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE:
É NECESSÁRIO A MANUTENÇÃO DA PRÓTESE COM SEU ESPECIALISTA NO MÍNIMO A CADA 6 MESES.
Na consulta de manutenção, o profissional irá remover a prótese, fazer a higiene da mesma, fora da boca, com brocas, curetas e discos de limpeza especiais. Fará também o polimento da prótese, trazendo a lisura necessária para que diminua a formação de placa bacteriana sobre a superfície da prótese.
Fará também a limpeza e lubrificação dos parafusos protéticos. Não é surpresa haverem parafusos fraturados, pois não é possível perceber se for um parafuso apenas fraturado. Nesse caso é realizado a remoção do fragmento e troca imediata do parafuso.
Na boca é feita a profilaxia da gengiva e componentes de prótese bem como a sondagem nos mini-pilares para verificação da estabilidade dos mesmos. Inflamações gengivais podem estar presentes e com a profilaxia, haverá melhora e a saúde voltará.
Esse cuidado é fundamental e precisa ser ajustado para cada paciente, conforme a condição de motricidade para realizar a limpeza da prótese conforme descrito nesse post.
Caso você queira conhecer mais a fundo, tudo sobre esse tratamento, tenho vários vídeos para te enviar pelo whatsapp